Antigo Banco de São Paulo

Construído de 1935 a 1938, é um dos mais belos e luxuosos exemplares Art Déco da cidade. Projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho, apresenta um saguão ricamente decorado: o piso é de mosaico de pastilhas de cerâmica, mesas de granito maciço decoradas por cristais remetem às antigas transações bancárias, e o salão nobre no mezanino é totalmente revestido de madeira de lei.

Curiosidades:

– Surgido na década de 1920, o art déco foi um movimento das artes visuais que buscava romper com os estilos acadêmicos e historicistas, caracterizando-se pela decoração moderna com motivos geométricos, materiais nobres e simplicidade de estilo.

– O Banco de São Paulo foi fundado pela família Almeida Prado nos últimos anos do século XIX.

– Em seu interior também há balcões de mármore Carrara, lustres de alabastro, relógio com esculturas, além de madeiras e couros trabalhados pelo Liceu de Artes e Ofícios.

– O prédio do Antigo Banco de São Paulo faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Praça Antônio Prado, 9 – Centro.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h.

Atualmente, aqui funciona a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.

Site oficial