Boulevard São João

Cantada na letra de célebres canções, a Avenida São João é uma das vias mais emblemáticas de São Paulo. Sua origem remete ao caminho que ligava a antiga Ladeira do Açu (atual Praça Antônio Prado) à Região Oeste. O trecho inicial recebeu o nome de Ladeira de São João em 1865. No começo do século 20, passou por diversas reformas e prolongamentos, tornando-se conhecida como “Cinelândia Paulista” por seus cinemas, cafés, teatros e lojas. Após a construção do novo Vale do Anhangabaú, finalizada em 1991, este trecho recebeu o nome de Boulevard São João: voltado exclusivamente para o trânsito de pedestres e com espaços para atividades culturais e de lazer, esta região conta com atrativos como a Praça das Artes e o Prédio Histórico dos Correios.

Curiosidades:

– O nome “São João” é de fato uma homenagem a São João Batista. Como os cursos d’água que por aqui passavam, o Anhangabaú e o Yacuba, eram considerados perigosos, bem como as encostas do Vale do Anhangabaú, a então “Ladeira do Acú” – em uma abreviação de Yacuba – tornou-se caminho de passagem das procissões em homenagem a este santo, considerado pela tradição católica o “protetor das águas”.

– Yacuba (nome de um dos cursos d’água que passavam por essa região), em tupi, significa “água envenenada”; Anhangabaú, também em tupi, significa “águas assombradas”.

– O atual Boulevard São João, no trecho entre a Praça Antonio Prado e o Vale do Anhangabaú, foi chamado de “Ladeira do Acú” durante todo o século XVIII.

– A esquina da São João com a Ipiranga, a cerca de três quadras deste local (em direção à República), é sem dúvida o encontro de avenidas mais famoso da cidade, imortalizado na música “Sampa”, de Caetano Veloso.

+ Informações
Siga!

Localização: Próximo à estação São Bento do Metrô.