Casa Nº 1

Erguida no local onde havia uma casa de taipa do século XVII, e em sintonia com o extenso processo de mudanças que aconteciam na cidade, por volta de 1880 esta casa foi construída por Benedito Antônio da Silva como sua residência. A Casa já teve o no 3 (de 1809 a 1865), o no 81 (de 1865 a 1886), o no 1 (de 1886 a 1936) e recebeu o no 136 em 1936, quando a cidade adotou o sistema métrico de numeração.

Curiosidades:

– Esta construção já foi sede da Estação Central de Urbanos e da Sociedade de Imigração, da Cia. de Gás, da Chefatura de Polícia, do Gabinete de Investigações e Capturas, do Gabinete Médico Legal, do Instituto Genealógico Brasileiro, da Academia Paulista de Direito e do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, entre outros.

– A Casa da Imagem conta com um acervo de 710 mil fotografias.

– Em 1976, um projeto de restauro possibilitou o levantamento de informações sobre as diversas remodelações do edifício, correspondentes às diferentes ocupações, e a descoberta de pinturas decorativas que foram recuperadas.

– A construção exemplifica a evolução das técnicas construtivas da cidade, representando o uso residencial aristocrático na segunda metade do século XIX

– A Casa da Imagem faz parte do roteiro temático Cidade Criativa. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-B – Sé.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.
Consulta ao acervo de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Site oficial