Edifício Alexandre Mackenzie

Inaugurado em 1929, é um raro exemplar de arquitetura eclética norte-americana no Brasil. Foi projetado por William Proctor Preston para sediar a canadense São Paulo Tramway, Light and Power Company, uma das mais influentes empresas no desenvolvimento urbano de São Paulo, que atuava na geração e distribuição de energia elétrica, e transporte público por bondes. Desde 1999, abriga o Shopping Light.

Curiosidades:

– O edifício leva o nome do presidente da “The São Paulo Tramway Light and Power” à época de sua construção.

– A empresa “The São Paulo Tramway Light and Power” ficou popularmente conhecida simplesmente como Light. Daí o nome atribuído ao shopping que hoje funciona no local.

– Todo o trabalho de serralheria e marcenaria do edifício foi executado pelo prestigiado Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

– O edifício passou por uma ampliação em 1941.

– O Edifício Alexandre Mackenzie faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – República.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados, das 9h às 20h; e domingos e feriados, das 11h às 18h.

Entrada gratuita.

Site oficial