Edifício Itália

Com 165 metros de altura, o Edifício Itália é um dos mais altos e um dos maiores exemplos de arquitetura moderna da cidade. Empreendimento idealizado pelo Circolo Italiano, tradicional clube da colônia italiana de São Paulo, foi projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep e inaugurado em 1965. É possível visitar a cobertura, que proporciona uma deslumbrante vista de 360° da capital paulista.

Curiosidades:

– O Edifício Itália tem 165 metros de altura.

– Nos 46 andares do edifício, servidos por 19 elevadores, encontram-se escritórios, um teatro, uma galeria no térreo, além do clube Circolo Italiano.

– A Torre central pesa 38.610 toneladas, o equivalente a pouco mais de meio milhão de pessoas.

– Na fachada figura o “Cavalo Rampante”, escultura de autoria de Pericle Fazzini, doado ao Circulo Italiano em 1974 pelo Governo Italiano, para exposição no edifício.

– A forma ovalada do edifício foi a solução encontrada pelo arquiteto para atender às determinações dos recuos frontais e laterais nas Avenidas São Luis e Ipiranga.

– O vento foi o maior inimigo durante a construção. Por isso, uma série de medidas foram tomadas visando aumentar a resistência do prédio.

– O Edifício Itália já recebeu visitantes ilustres, como o casal imperial Japonês, Akihito e Michiko em visita ao Brasil em 1967; Sua Majestade a Rainha Elizabeth II da Inglaterra e do Duque de Edimburg em 1968; lndira Gandhi, então Chefe de Governo da Índia, em 1968; Paloma Picasso, filha do artista Pablo Picasso em 1970, Romano Prodi, Presidente da Comissão Europeia, do Parlamento Europa em 1998, e do presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, em 2000.

– O Edifício Itália faz parte do roteiro temático Mirantes. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Avenida Ipiranga, 344 – República.

Horário de funcionamento: visitação gratuita ao topo do prédio de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 15h às 16h.

Site oficial