Edifício Martinelli

Inaugurado em 1929, foi o prédio mais alto do mundo fora dos Estados Unidos. O projeto original, do húngaro William Fillinger, foi alterado pelo empreendedor da obra – o italiano Giuseppe Martinelli – que queria chegar aos 30 andares. O objetivo foi atingido ao construir sua mansão no topo, demonstrando aos desconfiados que, apesar de alta, a construção era segura. Permitida visitação ao terraço.

Curiosidades:

– É permitida a visitação pública ao terraço, de onde se pode avistar a Serra da Cantareira, o Vale do Anhangabaú, o Largo São Bento, a Avenida São João, o Prédio dos Correios e Telégrafos e o imponente Edifício Altino Arantes, logo ao lado.

– O corpo do prédio é recoberto de massa cor-de-rosa, que o fazia cintilar à noite.

– Antes da construção do Martinelli, havia neste exato local o tradicional Café Brandão, um dos mais marcantes da época.

– O Edifício Martinelli faz parte dos roteiros temáticos Arquitetura pelo Centro Histórico e Mirantes. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Avenida São João, 35 – Centro.

Horário de funcionamento: a visitação ao topo do edifício funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h, e aos sábados das 9h às 13h. Para a visita aos sábados é necessário agendamento prévio.

Entrada gratuita.

Site oficial