Edifício Matarazzo

Sede da Prefeitura desde 2004, foi inaugurado em 1939 para sediar um dos maiores conglomerados industriais da história brasileira: as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Projetado pelo arquiteto favorito do ditador italiano Benito Mussolini – o também italiano Marcello Piacentini – tem elementos de inspiração clássica, além da austeridade e monumentalidade características do estilo fascista.

Curiosidades:

– No topo de prédio, há um jardim com mais de 400 espécies vegetais: há caquizeiros, goiabeiras, mangueiras, coqueiros, pés de café, cana-de-açúcar, pau-brasil, ervas medicinais. Há também um pequeno lago com carpas.

– Diz-se que os três Ms que aparecem repetidas vezes na fachada refém-se às iniciais de Matarazzo, Mussolini e Marcello (Piacentini).

– No interior do prédio, há pisos, paredes e colunas de mármore, portas de jacarandá e um mosaico mostrando as indústrias Matarazzo pelo Brasil, o qual foi realizado pelo Studio Mosaico Padoan, de Veneza.

– O Edifício Matarazzo faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Viaduto do Chá, 15.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 20h.

Site oficial