Estação da Luz

Um dos símbolos da cidade – especialmente a torre de 60 metros de altura – foi projetada pelo inglês Charles Henry Driver e inaugurada em 1901 para sediar a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, fundamental para a economia cafeeira que impulsionou a transformação de São Paulo em metrópole. Hoje é uma das principais estações do sistema de transporte metropolitano e abriga o Museu da Língua Portuguesa.

Curiosidades:

– A Estação da Luz foi a porta de entrada a São Paulo de milhares de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, alemães e tantos outros.

– O Expresso Turístico, serviço ferroviário inaugurado em 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), visa integrar pontos de interesse turístico situados no percurso da linha férrea. As viagens são realizadas em vagões totalmente restaurados e acompanhadas por monitores. Há três opções de trajeto: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz – Paranapiacaba. Para mais informações, acesse o site.

– O painel “Epopéia Paulista”, localizado no túnel de acesso à Estação Luz do Metrô, é uma obra da artista plástica Maria Bonomi e contempla a memória da Estação da Luz e os tipos humanos da cidade de São Paulo. A obra é dividida em 3 partes: Amarela – faz referência à presença nordestina na cidade, com ilustrações que remetem à literatura de cordel e a cor que representa a terra seca do Nordeste; Branca – as linhas retas representam os trilhos do trem e do Metrô, na cor branca que simboliza o futuro a ser construído na cidade pelos que chegam; Vermelha – ilustra objetos esquecidos pelos usuários no dia-a-dia da estação, e a cor representa a “terra roxa”, avermelhada, que favoreceu o êxito das plantações de café no estado de São Paulo.

– Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio e na reforma que se seguiu a construção ganhou um novo pavimento.

– A Estação da Luz faz parte do roteiro temático O Café e a História da Cidade. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Praça da Luz, s/n – Luz.

Horário de funcionamento do Expresso Turístico:
Trem Expresso Jundiaí – saídas semanais aos sábados a partir das 10h até as 16h30. Passeio de 1h30.

Expresso Turístico Mogi das Cruzes – saídas aos segundos domingos de cada mês a partir das 08h30 até as 16h30. Passeio de 1h30.

Expresso Turístico Paranapiacaba – saídas aos domingos, exceto nos segundos do mês, a partir das 8h30 até as 16h30. Opções de embarque e desembarque na Estação da Luz ou Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM). Passeio de 1h30.

Consultar valores