Estação Julio Prestes

Projetada por Christiano Stockler das Neves e construída entre 1925 e 1938, a Júlio Prestes era estação inicial da Estrada de Ferro Sorocabana. O monumental edifício se destaca pela torre de 75 metros e tem traços estilo Luis 16. Atualmente, além de estação de trens metropolitanos, abriga a Secretaria de Estado da Cultura, a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e a Sala São Paulo.

Curiosidades:

– Em 1930, oito anos antes de sua inauguração, o embarque passou a ser feito na estação graças à conclusão da área de plataformas. Com isso, a antiga estação, situada ao lado, foi desativada. Nessa ocasião, foi realizada uma inauguração com a presença do então presidente do Estado (governador) Júlio Prestes.

– O nome “Júlio Prestes” só foi adotado em 1951. Antes, a estação chamava-se “São Paulo”

– O edifício tem detalhes em estilo Luís XVI, sua torre tem 75 metros de altura e o relógio inglês tem mostradores de quatro metros de diâmetro, de vidro fosco. O relógio é o único da cidade movido por sistema elétrico e mecânico juntos.

– A Estação Júlio Prestes faz parte do roteiro temático O Café e a História da Cidade. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Rua Mauá, 16 – Campos Elíseos.

Horários de funcionamento