Faculdade de Direito da USP

Instituição muito importante no desenvolvimento da cidade, foi criada em 1827 e trouxe efervescência e intelectualidade à pacata São Paulo do século 19. Primeiro curso jurídico do Brasil, destinava-se a formar governantes e administradores públicos para o país recém-emancipado. Inicialmente, ocupou o colonial Convento Franciscano, demolido em 1932 para dar lugar à atual construção neocolonial.

Curiosidades:

– Quando a Faculdade de Direito foi instalada, São Paulo tinha pouco mais de 26 mil habitantes.

– No pátio interno da faculdade está enterrado o corpo do professor Julio Frank. Por ser protestante, o professor não pôde ser enterrado nos cemitérios existentes na cidade que pertenciam à igreja católica, fato que sensibilizou seus amigos e alunos, que conseguiram sepultá-lo no interior da Faculdade.

– Seus estudantes ou egressos participaram dos principais movimentos políticos da História do Brasil, desde o Abolicionismo de Joaquim Nabuco, Pimenta Bueno e Perdigão Malheiro e do Movimento Republicano de Prudente de Moraes, Campos Salles e Bernardino de Campos até a campanha das Diretas Já de Ulysses Guimarães e Franco Montoro.

– Ao longo do tempo, dela emergiram nove Presidentes da República, vários governadores, prefeitos e outras incontáveis personalidades.

– Acredita-se que a origem do bordão “É pique, é pique, é pique, é pique, é pique! É hora, é hora, é hora, é hora, é hora! Rá-tim-bum!” tenha se originado nas festas de aniversário freqüentadas pelos estudantes da Faculdade de Direito. O “pic-pic” seria uma referência a um estudante que levava consigo uma tesoura para aparar barba e bigode e o “rá-tim-bum” teria origem no nome de um rajá indiano que visitou a faculdade, chamado Timbum.

– A Faculdade de Direito da USP faz parte dos roteiros temáticos Afro e Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Largo São Francisco, s/n.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Site oficial