Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Criada para acolher a população negra – então impedida de frequentar as demais igrejas – a Irmandade dos Homens Pretos de São Paulo construiu seu primeiro templo em 1725, com recursos doados pela comunidade negra, no Largo do Rosário (atual Praça Antônio Prado). Em função dos projetos de urbanização na cidade, foi demolida no início do século 20 e neste local foi erguida a versão atual em 1906.

Curiosidades:

– Em outubro, é realizada a Festa do Rosário, com missa solene, procissão pelas ruas do centro e a cerimônia da troca das coroas do rei e da rainha, reminiscência dos reisados e congadas.

– Ao lado da Igreja está a estátua “Mãe Preta”, instalada em 1955, que representa uma negra amamentando a criança branca, em memória das amas de leite no período da escravidão. Tornou-se comum depositar velas e oferendas aos seus pés, como flores, bebidas, comidas e pedidos em pedacinhos de papel.

– A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos faz parte do roteiro temático Afro. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Largo do Paissandu, s/n – República.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados e domingos, das 7h às 12h.