Igreja de Santo Antônio

Esta é a igreja mais antiga do centro de São Paulo – as primeiras referências a ela datam de 1592. Passou por muitas reformas até assumir a atual fachada neoclássica. Na última restauração pela qual passou, foram descobertas intervenções de diversas épocas no interior, e optou-se por recuperar as feições barrocas: hoje estão à mostra pinturas do século 17, além do altar em estilo rococó de 1780.

Curiosidades:

– Abrigou a ordem franciscana no século 17 antes da construção da Igreja de São Francisco, bem como a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, a qual foi responsável, no século 18, pela reconstrução da igreja.

– Em 1899, por determinação da prefeitura, a torre da Igreja foi demolida e sua fachada reconstruída, em função das obras de alinhamento da Rua Direita.

– A Igreja é tombada pelo Condephaat e pelo Conpresp em função de sua importância histórica, artística e arquitetônica.

– A Igreja de Santo Antonio faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Praça do Patriarca, 49 – Sé.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30; sábado, das 7h às 9h30 e das 17h30 às 18h30; domingo, das 8h às 10h30 e das 17h30 às 18h30.