Museu Anchieta

Formado a partir da devolução aos jesuítas do sítio histórico e dos objetos acumulados desde a fundação da cidade, foi inaugurado em 1979. Apresenta mais de 700 itens distribuídos em arte sacra, cultura indígena e pinturas, além da Pia Batismal utilizada na antiga Igreja e de uma maquete de São Paulo no século 16. Expõe ainda fundações remanescentes de 1680 e uma parede em taipa de pilão de 1585.

Curiosidades:

– Sob a área do Museu, há uma cripta da antiga Igreja do Pateo do Collegio, onde é possível apreciar reminiscência das paredes, datadas do século 17. O espaço é utilizado para abrigar exposições.

– Em sua parte externa, encontra-se preservada uma parede em taipa de pilão do colégio original, remanescente do século 16. É, supostamente, a construção mais antiga da cidade.

– Ao lado do Café do Páteo há uma parede de taipa de pilão remanescente da reforma e ampliação do Colégio ocorrida em 1585.

– Muitos dos objetos dispostos no Museu pertenceram à antiga Igreja e Colégio dos Jesuítas.

– O Museu Anchieta, inaugurado em 1979, tem um acervo composto por cerca de 700 objetos, que passaram por processos de identificação, classificação, restauração e organização em coleções, as quais estão dispostas em seis salas e no espaço da cripta.

– A primeira instalação do colégio era uma cabana de pau a pique de cerca de 90 m2.

– O Pateo do Collegio faz parte dos roteiros temáticos Arquitetura pelo Centro Histórico e Independência do Brasil. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Pátio do Colégio, 84

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 09h às 17h.

Agendamento de visitas: de segunda a sexta das 13h às 17h pelo telefone (11) 3105 6899 ramais 118/119.

Site oficial