Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra – MAS, inaugurado em 1970, é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Ocupa uma ala do Mosteiro da Luz, construído em 1774, um dos edifícios mais expressivos e bem conservados de São Paulo. No acervo do MAS, verdadeiras relíquias dos séculos XVI a XX, como esculturas, presépios e pinturas, nos ajudam a entender a Arte e a História do Brasil e do mundo.

Curiosidades:

– A antiga Casa do Capelão, que antes da criação do museu funcionava como administração, expõe, desde 2000, um rico acervo composto por conjuntos presepistas originários de diversas partes do mundo e regiões do Brasil, elaborados com os mais variados materiais: terracota, madeira, cabaça, palha, metal, isopor, tecido, entre outros. Destaque especial para o Presépio Napolitano do século XVIII, composto por mais de 1.600 peças e adquirido por Francisco Matarazzo Sobrinho, o “Cicillo”, em 1949.

– A parte mais antiga do complexo abriga até hoje o recolhimento das irmãs concepcionistas, função para a qual foi construída, sob orientação de Frei Galvão.

– Frei Antonio de Sant’Anna Galvão, que dedicou grande parte de sua vida ao projeto de construção do Mosteiro da Luz, foi canonizado em 2007, dois séculos depois de sua morte. É o primeiro santo do Brasil. Seus restos mortais estão localizados na igreja do Mosteiro da Luz, ao lado do Museu.

+ Informações
Siga!

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz.

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 09h às 17h; sábado e domingo das 10h às 18h (a bilheteria fecha 30 minutos antes)

Entrada: R$6,00. Grátis aos sábados.

Site oficial