Praça da Luz

A região da Luz abriga locais de enorme relevância para a história e a cultura de São Paulo. A imponente Estação da Luz, símbolo de uma época de grandes transformações, hoje abriga o inovador Museu da Língua Portuguesa. Primeiro jardim público da cidade, o Parque Jardim da Luz é repleto de exemplares da flora nativa, árvores exóticas, espelhos d’água e esculturas. A Pinacoteca do Estado é um museu com rico acervo fixo e exposições temporárias imperdíveis. Nesta região está também o Museu de Arte Sacra, localizado no prédio do Mosteiro da Luz, fundado em 1774 por São Frei Galvão. Além de tudo isso, estão nas proximidades importantes ruas de comércio especializado como a José Paulino – roupas femininas – e a Santa Ifigênia – produtos eletrônicos.

Curiosidades:

– Essa região era conhecida, no século 18, como Campo da Luz ou Campo do Guaré, e sua ocupação teve início com a construção da capela N. Sra. Da Luz. Vem daí o nome do bairro.

– Na segunda metade do século 19, época em que foi inaugurada a primeira Estação da Luz, foram retirados os chafarizes da região e instaladas rede de esgotos e iluminação elétrica.

– A segunda metade do século 20 foi marcada pela transformação da região, que passou de residencial a comercial de grande porte.

+ Informações
Siga!

Localização: Estação Luz do Metrô e da CPTM.