Praça Dom José Gaspar

No fim do século 19 foi realizada a divisão da chácara do Barão de Souza Queiroz, que deu origem à região da Avenida São Luís. Em 1949 foi inaugurada esta praça – único espaço aberto remanescente da chácara original – cujo nome homenageia o arcebispo de São Paulo falecido em 1943 em um desastre de avião. Inicialmente ocupada por palacetes, nos anos 1940 esta área começou a receber os prédios que marcam a paisagem atual, alguns deles obras reconhecidas da arquitetura moderna. Localiza-se aqui a segunda maior biblioteca do Brasil: a Mário de Andrade. É possível observar, espalhadas pelos jardins, diversas esculturas, entre elas Dante Aligheri, de Bruno Giorgi; Camões, de José Cucé; Cervantes, de Rafael Galvez; e Goethe, de Tao Sigulda.

Curiosidades:

– O sacerdote Dom José Gaspar organizou o projeto da Basílica de Aparecida.

– A Praça Dom José Gaspar é palco do projeto Piano na Praça, que tem como proposta criar momentos para que o público aprecie, gratuitamente, o som do piano tocado por artistas da música erudita e popular.

– Recentemente, a Praça recebeu novo paisagismo, no intuito de acompanhar a revitalização da Biblioteca Mário de Andrade, e foi reaberta ao público em 25 de janeiro de 2011.

+ Informações
Siga!

Localização: Próxima à estação República do Metrô.