Praça Júlio Prestes

Esta região tem grandes atrativos culturais e é marcada pelos edifícios da Estação Júlio Prestes e da Estação Pinacoteca, que estão ligados à época em que a Estrada de Ferro Sorocabana vivia seu auge – na primeira metade do século 20 – época na qual São Paulo crescia a um ritmo acelerado em função da economia do café. O prédio da Estação Júlio Prestes abriga, além da estação de trens metropolitanos, a Sala São Paulo – uma das melhores salas de concerto do mundo – e é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Na Estação Pinacoteca, que faz parte do complexo da Pinacoteca do Estado, funciona também o Memorial da Resistência de São Paulo. Outros atrativos próximos são o Museu da Energia e o SESC Bom Retiro.

Curiosidades:

– A Estrada de Ferro Sorocabana foi fundada em 1872 por iniciativa do comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky, de origem austro-húngara, para escoamento das safras.

– No prédio da Estação Pinacoteca funcionou, entre 1940 e 1983, o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), órgão responsável por controlar e reprimir movimentos de ordem política e social, considerados contrários ao governo.

– O edifício da Estação Pinacoteca, que originalmente abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana, foi incorporado pela Pinacoteca do Estado em 2004 e passou a receber parte de suas exposições temporárias.

+ Informações
Siga!

Localização: estação Júlio Prestes da CPTM e próxima à estação Luz do Metrô.