Praça Roosevelt

Reaberta em 2012 após uma ampla reforma, a Roosevelt é um dos principais centros da dramaturgia e boêmia paulistana. Muito procurada para a prática do skate, a praça tem ao seu redor uma concentração de espaços de vanguarda da cena teatral da cidade, além de diversos bares. A oferta cultural do entorno apresenta algumas das faces mais interessantes de São Paulo, como a multicultural Rua Augusta e as opções gastronômicas da Rua Avanhandava. Esta região também é cheia de história: urbanizada a partir de 1890, abrigou o que foi o primeiro estádio de futebol do Brasil, o Velódromo Paulistano. Inaugurado em 1892 para o ciclismo e adaptado em 1901 para o futebol, localizava-se onde hoje estão a Rua Nestor Pestana e o Teatro Cultura Artística.

Curiosidades:

– No século XIX esta área era pertencente à Dona Veridiana Prado e passou a ser loteada a partir de 1890.

– Em função da presença da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, esta praça foi conhecida por muito tempo como Praça da Consolação. Desde 1950 tem a denominação atual: Praça Franklin Roosevelt.

– Entre 1967 e 1970 a praça passou por uma grande remodelação, seguindo projeto do arquiteto Eduardo Cardoso. Uma nova reforma foi realizada entre 2010 e 2012, dando à praça as feições atuais.

– Nas décadas de 1950 e 1960 a Praça Roosevelt teve um lugar de destaque na Bossa Nova: grandes nomes da música brasileira frequentavam e se apresentavam em bares e restaurantes da praça, que abrigaram eventos como o da formação do Zimbo Trio e o primeiro show de Elis Regina na cidade, aos 19 anos de idade.

– A área da praça é de aproximadamente 25.100 m².

+ Informações
Siga!

Localização: Próxima à estação República do Metrô