Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

Estes dois edifícios neoclássicos elaborados por Ramos de Azevedo são praticamente gêmeos. O prédio de número 184, primeira obra do famoso arquiteto na cidade, foi concluído em 1891 para abrigar a Secretaria da Fazenda e do Tesouro. Já o edifício de número 148 foi inaugurado em 1896 como Secretaria da Agricultura. Hoje, abrigam a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

Curiosidades:

– Ambos contam com pátios internos cobertos por clarabóias sustentadas por artísticas armações de ferro e apresentam colunas coríntias (as mais ornamentadas das três ordens arquitetônicas gregas e romanas) na fachada.

– Apesar de terem sofrido descaracterizações após algumas reformas, ocorridas sobretudo na década de 1950, pode-se encontrar vestígios de pinturas decorativas em quase todos os ambientes dos prédios.

– A Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação Turística mais próxima.

+ Informações
Siga!

Endereço: Pátio do Colégio, 148 e 184 – Centro.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Site oficial