Viaduto Santa Ifigênia

Projetado pelos italianos Giulio Michetti e Giuseppe Chiappori, o Viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 1913, produzido e importado da Bélgica, sendo apenas montado aqui. Em estrutura metálica e com traços Art Nouveau, sua construção interliga o Largo São Bento e o Largo Santa Ifigênia. No final dos anos 1970, após reforma, o viaduto ficou restrito à circulação de pedestres.

Curiosidades:

– O Viaduto foi o responsável pelo primeiro financiamento contraído pelo município. Alegando que a cidade não dispunha de mão-de-obra especializada para garantir a execução de uma obra como essa com sucesso, foi feito um financiamento de 750 mil libras esterlinas junto ao governo Inglês.

– A construção inspirou o cantor e compositor Adoniran Barbosa a compor uma canção de nome “Viaduto de Santa Efigênia”, cujo refrão versava: “Venha ver/Venha ver Eugênia/Como ficou bonito/O Viaduto Santa Efigênia”.

– Dele, pode-se ter uma bela vista do Vale do Anhangabaú e das construções históricas que o rodeiam, como o Edifício dos Correios, o Edifício Alexandre Mackenzie, o Viaduto do Chá, o Edifício Altino Arantes e tantos outros.

+ Informações
Siga!

Endereço: Entre o Largo São Bento e o Largo Santa Ifigênia – República.