Um dos vértices do Triângulo Histórico, esta é a quarta construção dos beneditinos presentes no local desde 1600. Raro exemplar da arquitetura Beuronense, o complexo abriga a BasÃlica N. Sra. Da Assunção e o Colégio de S. Bento, e foi projetado em 1910 pelo alemão Richard Berndl. Aqui se hospedou o Papa Bento XVI na visita ao Brasil em 2007. Destaque para as famosas missas com canto gregoriano.
Curiosidades:
– A lojinha do mosteiro é famosa pelos pães, doces, geléias, biscoitos e bolos fabricados pelos próprios monges. Saborosas opções para presentear pessoas queridas ou levar como lembrança da cidade!
– O relógio externo, alemão, é considerado o mais preciso da cidade.
– Os sinos da basÃlica tocam em horas cheias e de 15 em 15 minutos.
– Diz-se que Amador Bueno, ao ser declarado rei de São Paulo contra a sua vontade, em 1641, dirigiu-se para o mosteiro com o intuito de aà refugiar-se.
– Os restos mortais do bandeirante Fernão Dias Paes estão na cripta do mosteiro.
– O projeto arquitetônico da construção é de Richard Berndl e sua decoração interna foi feita pelo monge beneditino holandês D. Adelbert Gresnicht em estilo beuronense, combinando elementos das artes egÃpcia, bizantina e românica. O estilo Beuronense foi um movimento artÃstico alemão quase erradicado com a Segunda Guerra Mundial, que tem como caracterÃstica a total integração entre arte e arquitetura.
– O conjunto arquitetônico abriga também o Colégio São Bento e a Faculdade São Bento.
– O Mosteiro de São Bento faz parte do roteiro temático Arquitetura pelo Centro Histórico e do Roteiro Sé do TurisMetrô. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com ou procure a Central de Informação TurÃstica mais próxima.
Endereço:  Largo São Bento, s/nº – Centro
Horário de Funcionamento: BasÃlica – segunda, terça, quarta e sexta das 6h até o término da missa das 18h. Sábado e domingo das 6h à s 12h e das 16h à s 18h; quinta a igreja fecha à s 8h e reabre à s 11h30. Loja de pães: diariamente, das 7h à s 18h.
